O Faleiros que caiu do céu.

Meu trisavô do lado materno, das minhas avós, era um Faleiros que "caiu do céu", quando ele veio prá região. Aonde eu nasci, que era conhecido como "os Faleiros", os meus pais diziam muita coisa deste Faleiros, porque eu perguntava demais. Eles diziam que quando este Faleiros veio, era tudo mata virgem. Não tinha caminho. Ele é que abriu uma picada dentro da mata, e foi andando até achar um "corgo", que hoje é conhecido como "Santa Maria". Isto que ele marcou, era mais ou menos uns 20 quilômetros quadrados, que significa, de perto de Capetinga até perto de Cássia. Isto prova, porque tinha e tem uma sede á três quilômetros de distância de Cássia, e, tinha outra na mesma distância de Capetinga. Estas sedes eram dos filhos deste Faleiros, e a maioria delas está em boas condições. E parece que são dez casas que servem de prova de muita coisa.
A história contada pelos nossos pais, é que estas terras foram tomadas por posse direto do governo. Eram adquiridas somente por quem tinha condição, quem tinha dinheiro e gente para trabalhar, como naquela época de escravos. Eles demarcavam as terras com um rio, ribeirão ou córrego, e também árvore milenar, serra ou uma pedra grande no meio da mata. Eles documentavam uma certidão de divisa, reconheciam este documento em um cartório e a federação o reconhecia. Pois bem, era assim que eles faziam.
Este José Faleiros que eu acabei de citar, ele era o meu trisavô, da parte das minhas avós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonieta