Antonieta


Antonieta e Espedito


Em 1951 eu me casei com Cilica. Seu nome era Antonieta Bastos. Ela, depois de casar, passou a assinar Antonieta Bastos Faleiros. Ela era filha do Francino José Bastos, filho do José Bastos, que tinha o apelido de Zeca Bastos. Este "caiu do céu", pois eu não sei do seu antepassado. A mãe da Cilica era irmã da minha mãe. Ela assinava Maria Rufina Silveira, filha do Antônio Maia Silveira e de sua mulher Maria Rufina Paula. Este tal Antônio Maia também caiu do céu", pois eu não sei do seu antepassado.Voltando ao meu casamento, eu me casei em 28 de junho de 1951. Eu ia completar 20 anos em 29 de agosto do mesmo ano.
Nestas alturas, eu já tinha reformado uma casinha que tinha no nosso terreiro de secar café. A casinha era de três cômodos: o quarto era de três metros por dois e meio; a sala era um e meio por três; a cozinha era tipo varanda, de fora a fora, de metro e meio de largura. Na ponta eu fiz uma despensinha. A minha mobília era uma cama que eu comprei do vizinho, um fogão à lenha, umas panelas de ferro, meia dúzia de pratos e uns banquinhos. Nesta casa eu morei pouco tempo.
No dia seguinte ao casamento eu não trabalhei, porque era dia de São Pedro, dia santo, mas, no segundo dia, eu já almocei sentado no cabo da enxada, o primeiro almoço na minha casinha.



Veja também 2001

Comentários

Postar um comentário