Mais filhos e muitas perdas

Eu voltei para o Fidelcino Alves Faleiros, que era pertinho aonde o papai estava. O meu cunhado, marido da Sebastiana, tocava os cafés do meu padrinho Fidelcino, isto tudo no mesmo ano. Eu convidei o papai para ir morar comigo nesta mesma fazenda. Nós ficaríamos todos juntos, porque a Sebastiana já estava lá. Nós arrumamos uma casinha para ele, mas isto durou pouco. Eu só ajudei meu cunhado a terminar a safra de café. Neste ano em que eu estive no Fidelcino, nasceram as nossas filhas gêmeas. Duas mulheres que morrerram durante o parto. Elas foram sepultadas em Capetinga. A Cilica ficou abalada com a morte da sua mãe, bem perto de seu parto. De forma que em um ano morreu minha sogra e também perdemos as nossas filhas gêmeas. Terminando tudo isso, eu fui morar na casinha que eu tinha feito, porque com a morte da minha sogra, a Cilica tinha direito da posse dos bens doados.
Pois bem, isto já era 1955. Em 56 nasce Francisca. Neste mesmo período, eu fiz uma casinha no meu terreiro e trouxe o papai, a mamâe e o meu irmão Euclides. Nisto eu já estava mais trânquilo. Já era 57, aonde eu conheci a Bíblia, que começou outra história. Mas eu não vou falar disto agora.
Continuando do nascimento da Francisca em 1º de novembro de 1956, até 58, a Cilica teve um aborto que foi preciso ir para o Hospital de Cássia. Em 17 de março de 1960 nasceu o Paulo. Entre 60 e 61 foi a morte dos meus familiares: o Euclides e a mamãe. E o meu sogro morreu quando eu ainda estava na roça. Tudo ficou mais difícil do que estava, o meu sítio já não fazia parte do meu interesse e eu mudei para Cássia. Eu aluguei uma casa na Rua Preciana Brito. De imediato, logo que mudei, eu comprei uma casa na Rua Marechal Deodoro. Em 61, morreu o outro irmâo casado, com seis filhos. Eu dei a casa que tinha alugado para a família do meu irmão. Eu estava morando na outra casa que eu tinha comprado.
Neste mesmo ano, em 61, morre a Sebastiana, o papai e a minha cunhada Francina. E no mesmo ano nasceu a minha filha Sara, no dia 25 de novembro de 1961.
Pois bem, com tudo isso, todos da minha família que estavam ao meu cuidado, que viviam muito unidos comigo, morreram. Ainda tinha em Capetinga um irmão por parte de pai, que era o mais velho de todos, e a Maria que era a minha mãe de leite e a irmã mais velha legítima, que estava morando em Cianorte, norte do Paraná.
Quando ela ficou sabendo que eu estava sozinho com a mulher e os filhos, o meu cunhado me escreveu convidando para mudar para lá, pois ele me daria as suas lavouras de café à meia para eu poder recuperar a minha situação financeira. Como eu já tinha perdido o amor ao sítio, com o sofrimento da perda familiar, mais uma vez eu vendi a minha casa. Devido aos que morreram nesta casa, ela para mim já não tinha importância. No primeiro mês de 62, no mês de janeiro, eu vendi esta casa, arrumei um caminhão e fui embora para o Paraná.


Comentários

  1. aqui ele conta resumido, mas para quem conhece a historia toda, só esta parte da um bom livro.
    eu nasci no meio desta luta toda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Antonieta