Aonde eu nasci

Eu, Espedito Faleiros, nascido em 29 de agosto de 1931, contando o meu passado.

Aonde eu nasci é em um lugar chamado “Corgo Santa Maria”. No cartório este nome era “Fazenda Santa Maria”, ou “Região Santa Maria”, e era conhecido lá nos Faleiros. Este lugar é no Município de Cássia, Minas Gerais. Essa região era muito grande, era muito movimentada. Aonde eu nasci era a cabeceira deste córrego. A distância de lá à Cássia era três léguas. Neste local meus pais tinham um sítio de dois alqueires, com bastante água corrente. Tinha monjolo, tinha engenho, fazia rapadura e açúcar. A mamãe fazia farinha de milho e de mandioca. O papai plantou um grande pomar com grande variedade de frutas e também um pouco de café. Era uma fartura !
A casa em que eu nasci era feita de pau-a-pique, amarrada com cipó, barriada com barro de terra e rebocada com estrume de vaca e areia. A pintura era só com cal virgem. Esta casa tinha uma sala grande, um quarto grande, uma cozinha grande e uma despensa pequena. O piso era de terra batida e o fogão era também de terra batida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonieta