Brinquedos&Livros

 Pois bem, eu tive uma infância longa. Eu fui privilegiado em muitas coisas na minha infância. Eu aproveitei a fartura que tinha. Meus pais não colocaram na minha infância coisas de adulto. Eu, por mim mesmo as copiava: as coisas que eu via. Mas o dia era pequeno para mim, de tanta coisa que eu inventava. Fazia os brinquedos do que existia na época. Eu fazia roça, eu plantava, eu fazia a cerquinha, fazia monjolinho e daí por diante.
Quando eu estava com dez anos, o papai me colocou numa escola que tinha perto da nossa casa. Esta escola funcionava numa tulha de pôr café e tinha também um terreirão de secar café, que era aonde nós curtíamos o recreio.
Nesta escola eu passei a ser amigo do proprietário daquele local. Era uma amizade em que nos considerávamos como irmãos. Mas, o que regulava o tempo da escola eram os livros. Tinha o primeiro livro que valia o primeiro ano, tinha o segundo livro que valia o segundo ano e daí por diante. Tinha o terceiro livro, o quarto livro e, o quinto livro era o manuscrito. Muitos levavam os quatro anos para completar estes livros. A regra destes livros era o seguinte: a professora marcava com "x" a lição para estudar em casa. No outro dia, o aluno tinha que dar a lição na escola, quero dizer, ler a lição corretamente para a professora. Tinha também que escrever a mesma lição e mostrar para a professora o que escreveu. Eu pedi á professora para estudar, em vez de uma lição, eu estudaria duas ou quatro. Ela concordou. Eu terminei esta escola em um ano.
Era incluído nestes livros, a tabuada e o livro da história do Brasil, a aritmética, a geografia e as quatro operações das contas: dividir, multiplicar, diminuir e somar.
Portanto, este foi o meu estudo que eu fiz em um ano. A professora ficou muito admirada do meu desempenho. Ela pediu ao meu papai que me desse um estudo, mas as circunstâncias da vida não permitiram. Eu já estava com onze anos, a minha irmã e o meu irmão já estavam casando. O irmão que seria o meu companheiro, que era mais velho dez anos, o Euclides, era rudo, não aprendeu a ler, era meio passadão. Neste tempo, o papai ficou doente, com problema cardíaco, inchando os pés e as pernas e com muita falta de ar. Aí está a virada da coisa. Parece que eu estava adivinhando em abreviar a minha escola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Antonieta